5 Óleos essenciais para o cabelo e como usá-los

Olá gente, como vocês estão? Muito se fala do uso dos óleos vegetais nos cabelos, mas os óleos essenciais também possuem diversos benefícios para os nossos fios. A diferença entre os dois está principalmente na extração: enquanto os óleos vegetais são extraídos das sementes das plantas e frutos, os óleos essenciais são extraídos de folhas, flores, raízes, casca e caule de plantas. Para o post de hoje separei cinco óleos essenciais e vim falar um pouquinho sobre os seus principais benefícios e como usá-los, confira!

 


  • Óleo de lavanda: um dos óleos mais usados em produtos para a pele, o óleo de lavanda possui ação antibacteriana e antimicrobiana, que ajudam a manter a saúde do couro cabeludo. Também é eficiente para o crescimento capilar, por possuir propriedades que auxiliam na renovação celular.
  • Óleo de alecrim: o alecrim já virou febre quando se trata de crescimento capilar, sendo o principal ingrediente de muitas receitinhas caseiras. O óleo de alecrim também ajuda a eliminar os radicais livres (causadores do envelhecimento e perda de cabelo) e fortalecer os fios, controlando a caspa e a oleosidade excessiva.
  • Óleo de melaleuca (tea tree): muito comum no tratamento da acne e no controle da oleosidade da pele, o óleo de melaleuca também pode ser usado no cabelo, desobstruindo os folículos capilares e auxiliando no crescimento saudável dos fios. É um dos melhores óleos essenciais para cabelos oleosos e mistos.
  • Óleo de anis estrelado: é muito comum ver receitas que utilizam as sementes de anis estrelado, e o óleo é igualmente eficiente. Ele ajuda a ativar a circulação sanguínea no couro cabeludo, tem ação antisséptica e anti-inflamatória, auxiliando na oxigenação do bulbo capilar.
  • Óleo de hortelã: rico em nutrientes, minerais e ácidos graxos, o óleo de hortelã é muito indicado para o tratamento da caspa e da queda capilar. Ele possui propriedades antimicrobianas e antissépticas, que ajudam a manter o couro cabeludo limpo e saudável.

 

Como usar óleos essenciais no cabelo?

Por serem muito concentrados, os óleos essenciais não podem ser aplicados sozinhos no cabelo. Você pode misturar com algum óleo vegetal na hora de fazer umectação, acrescentar algumas gotas na sua máscara capilar ou até mesmo no shampoo (de preferência neutro). As medidas são:

  • 3 gotas de óleo essencial para 10mL de óleo vegetal;
  • 5 gotas de óleo essencial para 100g de máscara capilar;
  • 20 gotas de óleo essencial para 100mL de shampoo.

 

Agora que você já sabe que os óleos essenciais são muito benéficos para os nosso fios, que tal inclui-los na sua rotina capilar? Beijos e até o próximo post! 💟

Imagem: Pixabay

Comentários
1 Comentários

Um comentário