Alecrim no cabelo: benefícios e receitas

Olá gente, como vocês estão? O alecrim é um dos ingredientes caseiros mais conhecidos no mundo da beleza, por ser um poderoso estimulante capilar. A maneira mais fácil de usá-lo é em chá, borrifando em todo o cabelo seco antes de lavar com shampoo e condicionador. Mas há muitos outros benefícios e formas de usar o alecrim que muitas pessoas não conhecem, e esse é o assunto do post de hoje. Continue lendo!



Benefícios:

O alecrim é rico em vitamina B6 e minerais como ferro, magnésio, zinco e fósforo. Além de estimular o crescimento capilar e auxiliar no combate à queda, ele também possui ação antibactericida e anti-inflamatória. Isso contribui para o tratamento da caspa e para prevenção de fungos e bactérias no couro cabeludo, mantendo-o limpo e protegido. Separei três receitinhas caseiras bem simples e com poucos ingredientes, para você que quer aproveitar os benefícios do alecrim para os seus fios. Confira abaixo!


Tônico de alecrim:

  • 100 mL de água;
  • 1 colher (sopa) de óleo de rícino (em caso de alergia, substitua por azeite de oliva extravirgem);
  • 2 colheres (sopa) de alecrim seco.

Após ferver a água, acrescente o alecrim e deixe no fogo por cerca de 5 minutos. Espere esfriar e coe, acrescentando o óleo de rícino. Para facilitar a aplicação, você pode colocá-lo em um borrifador ou em um frasco de tônico que já acabou, depois de lavá-lo bem. Aplique no couro cabeludo antes de lavar, massageando bem para ativar a circulação sanguínea e deixando agir por 20 minutos. Depois é só lavar o cabelo normalmente, com shampoo e condicionador.

Óleo de alecrim:
  • Alecrim fresco ou seco;
  • Azeite de oliva extravirgem.

Em um recipiente de vidro, coloque a quantidade desejada de alecrim, acrescentando o azeite até cobri-lo. Armazene em um local arejado e escuro por 15 dias, agitando o frasco de vez em quando. Após o período, você pode usá-lo para fazer umectação ou potencializar máscaras capilares.

Shampoo de alecrim com cravo da índia:

  • 100 mL do shampoo de sua preferência (sem sal);
  • 1 colher (sopa) de alecrim fresco;
  • 1 colher (sopa) de cravo da índia.

Misture todos os ingredientes em um recipiente, e deixe de repouso por uma semana. Depois do período, intercale o uso dele com outro shampoo comum, e após 30 dias de uso faça uma pausa de no mínimo um mês. Não esqueça de sempre chacoalhar bem o frasco antes de cada aplicação, para misturar bem os ingredientes.


Espero que tenham gostado do post de hoje! Vocês já conheciam os benefícios do alecrim para o cabelo? Beijos e um ótimo fim de semana! 💟
Imagem: Pexels

Nenhum comentário