Quiabo: Benefícios para os cabelos e como usar

Ola gente, como vocês estão? Estou sempre atrás de novas dicas caseiras para os cabelos, tanto para testar quanto para trazer para vocês aqui no blog. Para o post de hoje vim falar de um ingrediente até então muito pouco usado por mim, mas que tem diversos benefícios para os nossos fios: o quiabo. Ele se encaixa na etapa de hidratação no cronograma capilar, e entre seus principais benefícios estão controlar o frizz, recuperar nutrientes perdidos e aumentar a resistência dos fios. Quer saber mais sobre o uso desse vegetal no cabelo? Continue lendo!


O quiabo contém minerais e as vitaminas A, C, E, e do complexo B, além de possuir ação antioxidante e alto poder hidratante e umectante. Ele age restaurando fios ressecados e danificados, dando muita vida e brilho ao cabelo. A baba do quiabo é rica em polissacarídeos e pode ser usada no couro cabeludo, para hidratar e ajudar no tratamento da caspa. Para extrair a baba, basta cortar o quiabo em rodelas, deixar de molho na água por cerca de 1h e coar. Separei duas receitinhas caseiras bem simples com quiabo, confira!

Hidratação de quiabo:

  • 5 quiabos;
  • 200 mL de água;
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal;
  • 2 colheres de sopa de máscara capilar.

  1. Cozinhe os quiabos até ficarem bem molinhos;
  2. Amasse-os e bata no liquidificador, junto com o óleo vegetal;
  3. Espere esfriar e coe para retirar a água;
  4. Acrescente a máscara à mistura e aplique nos fios úmidos, deixando agir por cerca de 10 minutos.

Mel de quiabo:

  • Recipiente com tampa;
  • 3 quiabos;
  • Açúcar.

  1. Corte os quiabos em rodelas;
  2. No recipiente, intercale camadas de quiabo e açúcar;
  3. Deixe repousar na geladeira por 24h;
  4. Coe para retirar as rodelas de quiabo e está pronto para uso.

O mel pode ser usado para potencializar máscaras e como pré-poo, e deve ser armazenado na geladeira por no máximo uma semana.

Espero que tenham gostado do post de hoje! Vocês já sabiam dos benefícios do quiabo para os cabelos? Costumam usar? Beijos e uma ótima semana <3
Imagem: Pexels

Nenhum comentário