Mel de cenoura e mel de babosa: Como fazer e usar nos cabelos

Olá gente, como vocês estão? Quem gosta de testar receitas caseiras já deve ter ouvido falar do mel de cenoura e do mel de babosa, ambos com diversos benefícios e formas de usar nos cabelos. Para a postagem de hoje vim falar um pouquinho sobre as principais propriedades dos ingredientes utilizados para fazer o mel, e claro, como fazer de maneira simples na sua casa e usá-lo para recuperar e fortalecer cabelos ressecados e danificados. Confira!


Mel de cenoura

É impossível falar em crescimento capilar saudável sem pensar na cenoura, um dos principais alimentos que são extremamente benéficos para os fios. A cenoura é rica em vitaminas e antioxidantes, que além de estimular o crescimento capilar, removem impurezas do couro cabeludo e promovem a hidratação dos fios. Para fazer o mel de cenoura, você vai precisar apenas de um recipiente de vidro com tampa, cenoura e o açúcar de sua preferência. Veja como fazer!

  1. Corte a cenoura em rodelas, e vá intercalando as camadas de cenoura no recipiente com açúcar (uma camada de cenoura, outra de açúcar, e assim por diante);
  2. Quando terminar, feche bem o recipiente e deixe em repouso por 24 horas;
  3. Depois do período, o mel estará pronto para uso e deverá ser armazenado na geladeira.

Mel de babosa

Muito utilizada para potencializar máscaras capilares, a babosa é rica em vitaminas, minerais e aminoácidos, além de possuir propriedades antioxidantes. Ela tem ação hidratante e fortificante, combate a queda e estimula o crescimento dos fios, o que explica a sua fama nas receitas capilares caseiras. Para fazer o mel de babosa, você vai precisar de um recipiente de vidro com tampa, folhas de babosa e o açúcar de sua preferência. Veja como fazer!

  1. Lave bem as folhas da babosa, retire os espinhos e raspe todo o gel de dentro da folha;
  2. Bata o gel da babosa e o açúcar no liquidificador, as quantidades devem ser equivalentes (ex. 1 xícara de gel para uma xícara de açúcar);
  3. Coloque a mistura no recipiente, tampe e deixe em repouso por 48 horas;
  4. Depois do período, o mel estará pronto para uso e deverá ser armazenado na geladeira.

Por que o açúcar? O açúcar é rico em minerais e vitaminas como B1, B2 e C. Ele tem grande poder umectante e nutrientes capazes de combater o ressecamento, o frizz e as pontas duplas.

Como usar o mel

Tanto o mel de cenoura quanto o de babosa podem ser usados de diferentes formas. Algumas delas são:

  • Pré-shampoo: O mel pode ser aplicado nas pontas secas 10 minutos antes da lavagem normal com shampoo e condicionador. Isso ajuda a protegê-las e a tratar pontas duplas e danificadas.
  • Potencializar o shampoo: Para estimular o crescimento dos fios, adicione 1 colher de chá de mel no frasco do shampoo, sacuda bem e deixe repousar por 24 horas. Na hora de usar, não esqueça de dar mais uma sacudida e massagear bem o couro cabeludo.
  • Potencializar máscaras ou cremes para pentear: Na hora de hidratar os fios, adicione a quantidade desejada de mel em um recipiente com a máscara capilar, para potencializar seu efeito. Já nos cremes para pentear, o processo é igual ao do shampoo: adicione no frasco e deixe repousar por 24 horas.

Espero que tenham gostado do post de hoje! Quem fizer em casa e usar me conte se gostou do resultado. Beijos e uma ótima semana <3
Imagem: Pexels
Comentários
1 Comentários

Um comentário

  1. Oi
    Eu adorei a dica 🙂 nunca usei melhor de cenoura,mas sempre uso Mel de babosa é otimo

    ResponderExcluir