Como lavar os pincéis e esponjas de maquiagem

Olá gente, como vocês estão? Para quem está entediado nessa quarentena, vale tentar fazer coisas que acabamos sempre deixando para outra hora, como higienizar os pincéis e esponjas de maquiagem. Vou confessar para vocês que mesmo usando maquiagem diariamente eu costumo relaxar na limpeza, que é algo que estou tentando tentando mudar esse ano. Para a postagem de hoje selecionei algumas formas bem práticas de realizar a lavagem em casa, confira!


Por que lavar os pincéis e esponjas de maquiagem?

Os pincéis e esponjas de maquiagem acumulam resquícios de produtos, que contribuem para a propagação de fungos e bactérias. Usá-los por um longo período sem a devida higienização pode causar irritações, alergias, e até mesmo micoses e dermatite. Assim, é muito importante fazer a lavagem dos pincéis e esponjas todo mês, ainda mais se você os utiliza diariamente.

O que usar para lavar?

  • Shampoo neutro ou de bebê: O shampoo de bebê tem várias utilidades, entre elas higienizar pincéis. Ele é indicado por não conter álcool na composição e seu pH ser balanceado, assim as cerdas não são danificadas. Para realizar a limpeza, basta umedecer os pincéis com água, aplicar shampoo na palma da mão e ir fazendo movimentos circulares, com delicadeza. Depois é só enxaguá-los em água corrente, retirar o excesso com papel toalha e deixar secar.

  • Demaquilante ou água micelar: Outra dica é usar demaquilante ou água micelar, que é super prático e sempre temos um dos dois em casa. Basta aplicar nas cerdas do pincel, deixar agir por alguns minutos e enxaguar em água corrente. Não esqueça de retirar o excesso de água com papel toalha e deixar secar!

  • Sabonete neutro em barra: Mas e para higienizar as esponjas? Pode-se usar um sabonete neutro em barra, esfregando delicadamente a esponja úmida e enxaguando até ficar completamente limpa. Exige um pouco mais de paciência, pois as esponjas de maquiagem acumulam mais produtos que os pincéis.

  • Soluções de limpeza: E para finalizar, as soluções de limpeza de pincéis e/ou esponjas não deixam de ser uma alternativa, não esqueça de ler as instruções no rótulo para saber como utilizá-las.

Os pincéis e esponjas demoram por volta de 24h para ficarem completamente secos, não esqueça de deixá-los na sombra e em cima de uma toalha ou papel. Espero que tenham gostado do post de hoje! Me contem se vocês tem o hábito de fazer essa lavagem em casa, e qual produto utilizam. Beijos e um ótimo fim de semana <3
Imagem: Pexels
Comentários
4 Comentários

4 comentários

  1. Das dicas a única que ainda não tinha utilizado foi a do demaquilante. Vou testar esta semana.

    ResponderExcluir
  2. Entrei nesse mundo da maquiagem recentemente. Comprei um kit de pincéis e já usei pra base e pra passar argila no rosto, mas confesso que não fazia a menor ideia de como iria lava-los. Eu já ia procurar mesmo como higienizar e limpar. Ótimo post!

    http://heythay.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bom?
    vou criar vergonha na cara e vou lavar meus pinceis e minha esponja kkkk, esses dias estou com um tempinho kkk.
    Adorei o post, achei que só podiam ser lavados com demaquilante ou shampoo de bebe, mas se pode shampoo mesmo, vou lavar com shampoo.

    Bjuss ;)
    Entrelinhas

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas. A limpeza dos pincéis é fundamental para a saúde da pele.

    Tatiana

    ResponderExcluir