Shampoo anti-resíduos: Porque e quando usar

Olá gente, como vocês estão? Às vezes notamos que nossos cabelos estão pesados e sem vida, e as máscaras de tratamento que usamos parecem não fazer efeito. Isso pode ser resultado do acúmulo de resíduos nos fios, que é algo que acabamos não dando muita atenção mas é bem importante. Para resolver o problema temos o shampoo anti-resíduos, mas você sabe como é a ação dele no nosso cabelo? Esse é o tema do post de hoje, confira!


O shampoo anti-resíduos é mais alcalino que os shampoos comuns, e age abrindo as cutículas do cabelo para retirar qualquer resíduo de poluição, cosméticos e até mesmo a oleosidade. Por proporcionar essa limpeza mais pesada, é indicado usar apenas antes de máscaras de tratamento, para não ressecar os fios. O uso excessivo pode ocasionar, além do ressecamento, a sensibilidade e a descamação do couro cabeludo (caspa).

Mas por que usar?

Por forçar a abertura das cutículas da fibra capilar, o tratamento feito em seguida é recebido com mais facilidade, penetrando melhor nos fios. Mas além disso, nossos cabelos estão sempre expostos às agressões externas, como poluição, vento, sol, e tudo isso fica acumulado nos fios, assim como resíduos de cosméticos que usamos no dia a dia. Por isso o shampoo anti-resíduos se torna necessário.

E o shampoo detox?

Apesar de muitos não saberem, há sim diferença entre o shampoo anti-resíduos e o detox. A principal delas está no pH. Enquanto o shampoo detox possui o pH mais ácido, que é compatível com o pH do nosso cabelo, o shampoo anti-resíduos é mais básico (alcalino). O que isso interfere na prática é que o shampoo detox é mais leve e menos agressivo, agindo principalmente na remoção da oleosidade dos fios, deixando aquela sensação de frescor. Na composição, o shampoo detox apresenta ativos mais naturais, como chás, extratos, plantas, enquanto o shampoo anti-resíduos pode conter proteínas hidrolisadas e silicone.

Frequência de uso

Vai de acordo com o seu tipo de cabelo. Em cabelos oleosos pode ser usado semanalmente, já nos mistos e secos varia de 15 em 15 dias a uma vez no mês.

Espero que tenham gostado do post de hoje! Me contem nos comentários se vocês costumam usar shampoo anti-resíduos e se sabiam da ação dele nos fios. Beijos e uma ótima semana <3
Imagem: Pexels
Comentários
7 Comentários

7 comentários

  1. Eu uso vez ou outra quando meu cabelo precisa de uma limpeza mais profunda, pois ele é misto. Adorei o post bem completo.

    ResponderExcluir
  2. Excelente dica. Eu tneho um da AVON parta cabelos loirinhos. um Low Poo e gosto muito dele, ajuda pra caramba!

    ResponderExcluir
  3. Amei saber a diferença do shampoo detox para o shampoo anti resíduos. Gostei que colocou de quanto em quanto tempo devemos usar

    ResponderExcluir
  4. Acho que ainda não cheguei a usar shampoo desse estilo, mas depois desse post, irei dar uma chance rs.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Essas informações são sempre muito úteis. Tem o momento certo para tudo, até para usar shampoo anti-resíduos.

    Beijos,
    Isa Gomes

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Eu não sabia da existência desse tipo de shampoo, na verdade eu uso o que tem aqui em casa..sou meio desligado com essas coisas, mas gostei da publicação e dos benefícios desse tipo de shampoo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá Stefani, Tudo bom?

    Sinceramente mesmo sendo mulher, eu não sabia desse tipo de shampoo, na verdade não sou muito ligada nessas coisas, embora precise, pois meu cabelo é cacheado e dar bastante trabalho.Uma ótima dica.
    Abraços!!

    ResponderExcluir