Os benefícios das argilas para a pele

Olá gente, como vocês estão? O uso de argilas no tratamento da pele é um costume bem antigo e que voltou com tudo com o crescimento do mercado de skincare. E para quem acaba preferindo um método natural ao invés dos produtos da indústria cosmética, vale optar pelas argilas puras. Mas você sabe qual a função de cada uma delas? Existem de várias cores diferentes e cada uma vem com um propósito, que é o assunto do post de hoje. Confira!


  • Argila verde: É indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação cicatrizante, anti-inflamatória, secativa, adstringente, tonificante, bactericida e analgésica.
  • Argila cinza: Assim como a argila verde, ela é indicada para peles oleosas e com acne, mas também ajuda a clarear manchas. Tem ação esfoliante e antioxidante, retardando o envelhecimento do rosto.
  • Argila branca: Pode ser usada em todos os tipos de pele, inclusive as sensíveis e desidratadas. É indicada para quem se expõe muito ao sol, possuindo ação suavizante, cicatrizante e clareadora.
  • Argila vermelha: Indicada para peles sensíveis e rosadas, ela ajuda a renovar as células, reduzindo as linhas de expressão e devolvendo a elasticidade do rosto.
  • Argila rosa: É a mistura da argila vermelha com a branca, sendo indicada também para peles sensíveis e delicadas. Ela tem ação desinfetante, cicatrizante e suavizante, devolvendo o brilho natural do rosto.
  • Argila preta: Possui ação anti-estresse, anti-inflamatória e desintoxicante, sendo ótima para ajudar a rejuvenescer a pele.
  • Argila dourada/amarela: Combate e retardada o envelhecimento da pele e as rugas, por trabalhar na formação de colágeno.
  • Argila marrom: Melhora a circulação sanguínea, remove o excesso de oleosidade da pele e combate a acne. Além disso, também possui ação rejuvenescedora.

Mas como aplicar no rosto?
As argilas em pó (encontradas em lojas de cosméticos ou de produtos naturais) podem ser misturadas com água, soro fisiológico ou chá de camomila para serem aplicadas. Deve-se misturar até obter uma pasta grossa e consistente, deixando agir no rosto até secar. Depois é só enxaguar com água e evitar usar cremes e/ou maquiagens por duas horas. Mas não se esqueça de limpar muito bem a pele antes da aplicação!

Espero que tenham gostado do post de hoje, me contem nos comentários se vocês costumam usar argilas para cuidar da pele! Beijos <3
Imagem: Pixabay
Comentários
4 Comentários

4 comentários

  1. oi!
    Eu sempre li as maravilhas da argila :D eu já testei a argila verde e o resultado foi maravilhoso. As outras ainda não usei ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu amo argilas, o resultado é maravilhoso.
    Deixa a pele tão limpa e "tranquila" hahaha.
    maravilhosas.

    ResponderExcluir
  3. Eatou adorando saber mais sobre a argila. São informações importantes! Não sabia que cada cor tinha uma função! Acho que vou começar a usar em breve, minha pela tá necessitando mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Bem interessante os benefícios da argila, nunca utilizei e fiquei curiosa.

    ResponderExcluir