Compras internacionais valem a pena?

Olá gente, como vocês estão? Todo mundo já passou horas em sites internacionais pesquisando e comparando com os preços nacionais, mas na hora da compra surgiram várias dúvidas e a ideia acabou ficando de lado. É fato que muitas coisas são bem mais baratas no exterior, mas muitos fatores devem ser considerados na hora da decisão de onde comprar, incluindo frete, taxas e prazo de entrega. E esse é o tema da postagem de hoje, confira!


Forma de pagamento: Começando pelo principal, devemos sempre checar no site quais formas de pagamento são aceitas. Muitas lojas exigem cartões internacionais, mas as maiores, como Wish e AliExpress, já aceitam boleto bancário, com o valor convertido em reais. Outro meio de pagamento internacional bem conhecido é o PayPal, em que você pode transferir o dinheiro em questão de minutos.

Frete: Outro ponto importantíssimo para sempre ficar atento é o frete. Às vezes o preço do produto + frete acaba saindo o mesmo que seria pago aqui no Brasil, não compensando a compra. Algumas lojas tem valor fixo para entregas na América do Sul, outras cobram um valor altíssimo e em poucas  é gratuito.

  • Mas e se a mercadoria for taxada?
Toda encomenda internacional está sujeita a ser taxada, exceto livros, jornais e produtos inferiores a 50 dólares enviados de pessoa física para pessoa física. Essa taxa corresponde a 60% do valor total do produto, que deve ser paga para a liberação. Quando isso ocorre, você recebe uma carta dos Correios informando o valor e onde retirar a mercadoria. Vale lembrar que se caso a taxa não for paga em 20 dias a encomenda volta para o vendedor, e você não recebe reembolso. Isso porque as lojas já deixam informado que não se responsabilizam, então é mais um valor a ser considerado. Além, claro, do IOF de 6,38% para compras no cartão.

Prazo: Já recebi produtos da China que demoraram cerca de três meses para chegar, o que acaba ultrapassando o prazo estipulado no site. Mas muitas vezes não é culpa da loja, mas sim da disponibilidade da alfândega brasileira e dos Correios.

Para compradores e vendedores, é viável o rastreamento múltiplo, já para usuários individuais, é viável o rastreamento individual.

Espero que tenham gostado do post, me contem a experiência de vocês com compras internacionais! Beijos <3
Imagem: Pexels
Comentários
9 Comentários

9 comentários

  1. Acho que por um lado vale a pena o preço é ótimo mais tem o prazo de entrega custa muito, muitas pessoas reclamam disso. Eu ainda não fiz compras internacionais mais tenho vontade, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre gostei de comprar produtos em lojas internacionais... era um custo benefício muito bom, mas agora que o dólar tá alto, dei uma segurada kkk
    Mas ainda acho uma excelente opção.

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu sempre tenho vontade de comprar nestes sites, mas fico me borrando de medo de perder dinheiro. Curto muitos as informações que você trouxe. Acho que agora dá pra arriscar uma comprinha pequena pra testar!

    Amei seu catinho? 😘

    ResponderExcluir
  4. Eu já fiz muitas compras pelo Aliexpress, sempre via boleto e procurando os que oferecem frete grátis. Para coisas de baixo valor valem bastante a pena.

    ResponderExcluir
  5. oi!
    Eu sempre faço e acho que vale a pena :D os preços são muito melhores, o único problema é que demora um pouquinho ;)

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Achei o post bem completo para o tema, pois muitas pessoas ainda possuem dúvidas acerca das compras internacionais. Já compreiapenas na Wish, e dos três produtos pedidos, apenas dois chegaram, mas eles reembolsaram o outro, no geral acabou valendo a pena. A taxa de 60% realmente fica bem salgada, então tem que se medir isso.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu sou chatinha na hora de comprar, geralmente gosto de pegar o produto que vou comprar. Isso é questão de gosto, se estiver mais barato e não é fácil de encontrar no Brasil, é válido para quem gosta.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Eu gostei da sua publicação, mas tem anos que não realizo compras internacionais por causa da cotação do dólar e também os IOFs da vida, mas quando eu comprava era games e também não uso mais video games.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante desse post, porque para as pessoas que nunca compraram e estão pensando em comprar serve como um guia para iniciar nesse caminho sem volta que é comprar produtos da China. Beijos

    ResponderExcluir