Umectação capilar: 4 formas de fazer

Olá gente, como vocês estão? Apesar de a umectação mais conhecida ser a notura, muita gente desconhece que ainda há mais três formas de fazer, e é disso que vim falar no post de hoje. Para quem não sabe do que se trata a umectação capilar, ela é feita com óleos 100% vegetais ou máscaras específicas para essa finalidade, e serve para nutrir profundamente os fios. É muito recomendada para cabelos ressecados e danificados, de todos os tipos. Vale lembrar que os óleos vegetais podem ser aplicados da raiz até as pontas, já no caso das máscaras é necessário verificar na embalagem antes.


Mas como retirar o óleo dos cabelos depois? Você pode lavar normalmente com shampoo e condicionador ou realizar o método UCPE (umectar, condicionar, pausar e enxaguar). Nesse método, antes de enxaguar o cabelo é aplicado um condicionador leve, que fica agindo por 30 minutos e aí sim é hora de enxaguar. Dessa forma fica mais fácil a remoção do óleo, além de preservar os benefícios da umectação.

Condicionador na raiz: Se for aplicado o óleo vegetal no couro cabeludo durante a umectação, é necessário aplicar também o condicionador no método UCPE. A minha dica para quem tem cabelos oleosos como eu, é quando for fazer UCPE evitar o couro cabeludo na hora da umectação, aí quando quiser fazer uma massagem com o óleo na raiz para estimular o crescimento, lavar com shampoo e condicionador. Isso evita aquela oleosidade excessiva que só quem tem esse tipo de cabelo entende!

Umectações podem ser feitas uma vez por semana em cabelos muito ressecados e danificados, diminuindo com o tempo para 15 dias ou uma vez no mês. Não sabe qual óleo vegetal utilizar? Leia esse post.

  1. Umectação tradicional: Na forma tradicional, o óleo é aplicado no cabelo seco e fica agindo durante 2 horas.
  2. Umectação noturna: A minha preferida, ajuda muito quem acaba não tendo tempo para os cuidados capilares. Nela, o óleo fica agindo enquanto dormimos.
  3. Umectação quente: Para uma rápida absorção, o óleo pode ser aquecido no fogão ou microondas. No microondas, vá esquentando de 10 em 10 segundos, já no fogão faça banho-maria. Cuidado com a temperatura para não queimar o couro cabeludo! Depois de aquecido, o óleo é aplicado no cabelo seco e fica agindo por 40 minutos.
  4. Umectação reversa: Essa utiliza uma máscara para potencializar o efeito do óleo. Para começar, lave os cabelos com um pré-shampoo apenas na raiz, isso ajuda a remover as impurezas antes da máscara. Quando os cabelos estiverem úmidos, primeiro aplique a máscara, e depois o óleo. Deixe agir por 30 minutos.

Espero que tenham gostado do post de hoje! Me contem se vocês já conheciam todas as formas, e quais as suas preferidas. Beijos <3
Imagem: Pixabay
Comentários
1 Comentários

Um comentário