Prevenindo o envelhecimento precoce do rosto


*Guest Post
O envelhecimento é um processo comum a todo o corpo. Ele ocorre porque as células somáticas começam a morrer e não conseguem ser substituídas por novas, como ocorre quando somos jovens. Quanto mais velhos ficamos, nossa pele perde tecido fibroso, se renova lentamente, reduz a quantidade de vasos glândulas e tem sua hidratação celular prejudicada. A pele, por se tratar de um órgão externo, reflete muito as condições de saúde do individuo, incluindo seus hábitos alimentares e estilo de vida. Por este motivo, questões genéticas e de hábitos de vida interferem imensamente no processo de envelhecimento, podendo ser aliados ou os piores inimigos. 

Fatores como exposição à radiação solar sem proteção, tabagismo, altas taxas de açúcar no sangue, estado hormonal alterado, estresse oxidativo frequente, poluição ambiental, alimentação ruim e falta de cuidados acabam acelerando o processo de envelhecimento, que chega precocemente. 

Por este motivo, é importante que tenhamos rituais diários saudáveis para cuidar da pele facial e retardar o processo de envelhecimento. 

O que devo incluir em minha rotina de cuidados diários?

  1. A aplicação de filtro solar é fundamental para evitar o envelhecimento da pele, bem como manter uma rotina de cuidados diários que inclui um bom creme para os olhos. Mas uma rotina de cuidados anti-idade nem sempre é suficiente. Quando você quiser melhorar ainda mais a aparência dessa região, existem muitas opções de tratamentos a serem considerados.
  2. Beber no mínimo dois litros de água diariamente facilita a eliminação de toxinas relacionadas com o estresse oxidativo, que é responsável pelo envelhecimento precoce. Além disso, mantem a pele hidratada e mais jovem por mais tempo, contribuindo para o rejuvenescimento facial
  3. Para retirar a maquiagem, opte sempre por demaquilantes, que são mais eficazes que os sabonetes. Dormir com maquiagem obstrui os poros, impedindo a pele de respirar e facilitando o envelhecimento precoce e o aumento da oleosidade. 
  4. Elimine o tabaco, diminua o consumo de bebidas alcóolicas e açúcar, opte por uma dieta mais equilibrada.

Além da rotina de cuidados diários, existe uma série de procedimentos estéticos variados que podem contribuir para o rejuvenescimento, como a cirurgia plástica facial.

  • Toxina botulínica: Quando se trata de pés de galinha – aquelas rugas desagradáveis nas laterais dos olhos que se tornam mais pronunciadas quando você envelhece – considere visitar um cirurgião plástico para discutir opções de tratamento. As injeções de Botox ou Dysport® são o tratamento de primeira linha para os pés de galinha. É muito eficaz e precisa ser reaplicado a cada 4 a 6 meses. Além disso, a toxina botulínica pode ser usada como medida preventiva, atrasando ou prevenindo o aparecimento das linhas.

  • Cirurgia das pálpebras: Bolsas proeminentes sob os olhos geralmente requerem cirurgia. A boa notícia é que é um único procedimento. Depois, você nunca mais precisa se submeter à cirurgia novamente. Basicamente a gordura é removida através de uma pequena incisão sob a pálpebra, suavizando a área e dando uma aparência mais jovem e menos cansada.

  • Preenchimentos cutâneos: Se as bolsas não forem tão grandes, é possível melhorá-las usando preenchimentos como Juvéderm®, Restylane® ou Belatero® para suavizar o problema. O produto seria aplicado na região onde a pele normal encontra a pele inchada para uniformizar o aspecto da pele.

  • Lasers: Se em vez inchaço nos olhos são as rugas ou a pele enrugada que te incomodam, existem outros tratamentos. O uso de lasers ou peelings químicos pode ajudar nesses casos. O cuidado com a pele dessa área também é essencial, incluindo o uso do Retin-A para ajudar a combater os sinais indesejados.

  • Elevação de sobrancelhas: Á medida que envelhece, a testa pode começar a adquirir um aspecto mais caído. Existe um componente genético envolvido no processo, e uma elevação completa da testa não é necessária em todos os pacientes, muitas vezes sendo a forma da sobrancelha mais importante. A parte mais externa da sobrancelha deve ser mais alta que as porções mais internas. A elevação apenas dessa porção do rosto pode melhorar o aspecto final, podendo ser realizado com enxertos de gordura ou preenchimentos na área das sobrancelhas. Seja qual for o problema, apenas um cirurgião plástico certificado pode ajudá-lo a melhorar esses incômodos.

  • Facelift: O facelift, ou ritidoplastia, é uma abordagem mais abrangente para tratar rugas e flacidez causada pelo envelhecimento. O procedimento varia de operações rápidas realizadas em minutos até cirurgias longas e sofisticadas. Uma ritidoplastia remove o excesso de pele, aperta os tecidos subjacentes, músculos e pele do rosto e pescoço. Pode corrigir a flacidez do meio da face, as linhas de marionete, papadas e o queixo duplo, mantendo sua fama de padrão ouro para rejuvenescimento facial. 

Gostou do conteúdo de hoje sobre os hábitos que previnem o envelhecimento da pele? Comente logo abaixo suas dúvidas – estamos prontos para atendê-la!
Imagem: Pixabay
Comentários
6 Comentários

6 comentários

  1. ter cuidados com a pele é msm essencial pra prevenir o envelhecimento

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Criar uma rotina de cuidados no rosto é importante, com a chegada do inverno precisamos cuidar muito da nossa pele, gostei muito do post tem boas e importantes informações bjs.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza ter hábitos de higiene com a nossa pele são fundamentais; eu amo! Genética também ajuda mas devemos fazer a nossa parte; eu faço. Arrasou!!!

    ResponderExcluir
  4. Tá aí uma coisa que preciso usar, mas que quase sempre esqueço: filtro solar.. Ótimas e fundamentais suas dicas!

    ResponderExcluir
  5. Que post recheadinho de dicas boas!

    ResponderExcluir
  6. Eu sou bem relapsa com os cuidados da pele, e essas dicas vão me ajudar muito.

    ResponderExcluir