Óleo Mineral e Óleo Vegetal - Qual a diferença?

Olá gente, como vocês estão? Hoje em dia existe uma variedade enorme de produtos para os cabelos que prometem hidratar e nutrir os fios, mas muitas vezes não paramos para pesquisar e entender o que exatamente estamos comprando e usando. É aí que acabamos adquirindo produtos que fazem mais mal do que bem, e não tendo o resultado esperado. Na postagem de hoje vim falar sobre as diferenças entre dois tipos de óleo muito utilizados por nós, na maioria das vezes em umectações: o óleo mineral e o vegetal.


O óleo mineral é derivado do petróleo, e a indústria cosmética utiliza muito por ter um baixo custo de produção. Ele aparece nos rótulos como Mineral Oil, Paraffin Oil, Liquid Paraffinum e outras variações. Nos cabelos, ele forma uma camada protetora que retém a hidratação dos fios e impede a entrada de outros produtos. O óleo mineral não tem de fato nenhum nutriente ou vitamina que possa trazer benefícios, apenas essa camada protetora que sela as cutículas dos fios fazendo com que eles fiquem aparentemente nutridos e hidratados. Muitos dizem que com o tempo ele fica acumulado e deixa os cabelos pesados, sendo necessário o uso de um shampoo anti-resíduos. Então para resumir, o óleo mineral age somente na superfície do fio.

Já o óleo vegetal é uma gordura extraída de plantas, e não contém parafina, petrolato ou silicone na composição. Seu uso é muito indicado para cabelos secos e danificados, pois ajuda a revitalizar os fios. Os mais utilizados são o de coco, argan, rícino, e amêndoas. Minha sugestão é sempre olhar o rótulo antes de comprar, pois já comprei um óleo de coco capilar que na embalagem dizia "extrato vegetal" e quando olhei no rótulo ele tinha óleo mineral. Então sempre fiquem de olho, um óleo vegetal que muitos recomendam é o da Copra, pretendo experimentar em breve.

Espero que tenham gostado do post de hoje! Beijos e um ótimo fim de semana <3
Imagem: Pixabay
Comentários
11 Comentários

11 comentários

  1. Super esclarecedor, tudo ricos em detalhes gostei demais do seu post
    Bjs,
    https://keilycesporkeilaluciablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. oi!
    Que interessante :D eu não sabia a diferença do óleo mineral e o vegetal, já usei os dois.Vou dar preferencia ao óleo vegetal ;)

    ResponderExcluir
  3. Sou bem fã e adepta do óleo vegeral na imentação e até em uso pra beleza... mas o óleo mineral tem funções importantes tb...ajida por exemplo a melhorar o trânsito intestinal sem entrar no.metabolismo...

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito de saber a diferença, nao sabia. Cada um importante em sua função.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal saber a diferença do óleo mineral e do vegetal, é importante saber pois os nossos cabelos merecem cuidados,bjs.

    ResponderExcluir
  6. mt interessante o post e conhecer saber mais da diferença entre esses oleos pois está em mts cosmeticos que a gente usa

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Amei o post n sabia a diferença MT interessante

    ResponderExcluir
  8. Realmente temos que ficar de olho porque comprar um produto achando que vai fazer bem ao cabelo e no final o resultado é o oposto é revoltante! Muito boa a explicação sobre a diferença dos dois óleos.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia como vai ? Eu confesso que não sabia muito sobre essa diferença, mas gostei bastante do seu posts ótimas as suas informações

    ResponderExcluir
  10. Nunca pensei! Tô em choque sobre o óleo mineral, eu nem imaginava o que ele faz no nosso cabelo, agora vou sempre olhar os produtos antes de comprar,e até mesmo os que eu tenho!
    Sinceramente, muito obrigada pelo post ♡

    ResponderExcluir
  11. muito bom esse post eu sempre tinha duvidas ameeiii

    https://www.blogdacyh.tk/

    ResponderExcluir