Petrolato, Parabeno, Sulfato... por que fazem mal?

Olá meninas, como vocês estão? Cada vez mais surgem cosméticos livres de componentes químicos como petrolatos, parabenos, sulfatos e alguns outros, e muitas pessoas sabem que fazem mal para os cabelos, mas não exatamente o por quê. É sobre isso que vim falar no post de hoje.


O motivo de estarem tão presente na maioria dos cosméticos é simples: o custo é mais baixo para as indústrias. Uma coisa que falo por experiência própria é que esses componentes são como uma maquiagem para os cabelos. No começo ele dão uma aparência ótima para os fios, porém, falsa. Com o passar do tempo eles começam a ressecar, quebrar e é difícil de lidar.

Isso significa que é preciso eliminar completamente esses componentes da nossa rotina diária? Não! Eu, por exemplo, apenas diminui o uso de produtos que os contenham, procurando sempre intercalar com outros. Meus fios andam agradecendo!

Fiz um pequeno resumo sobre cada um deles para entendermos melhor suas funções:

  • Sulfatos: Esses são os que ajudam a criar a espuma dos shampoos, é por isso que sempre falo que quanto menos espuma o shampoo fizer, melhor ele é. O sulfato abre as escamas dos fios, removendo não somente as sujeiras, mas a hidratação e os nutrientes.
  • Petrolatos (também chamados de parafina e óleo mineral): O petrolato não é solúvel em água, ou seja, é difícil de remover, acumulando nos fios e impedindo seu crescimento e a penetração de outros produtos.
  • Parabenos: Esses são usados para conservar os cosméticos. Uma polêmica gira em torno dele por conta de estudos afirmando que ele é cancerígeno. A quantidade dele nos produtos já foi bem reduzida, mas ainda tem causado alergia e irritações.

Espero que tenham gostado do post de hoje e que tenha ajudado a esclarecer o assunto para quem tinha dúvidas. E vocês, sabiam dos efeitos desses componentes químicos nos cabelos?
Comentários
5 Comentários

5 comentários

  1. Nossa eu nunca parei pra pensar nisso, mas agora vendo o post vejo que muitas vezes ignoramos muita coisa que nos fazem mal. Parabéns pelo post amei !!

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca entendi essa questão dos proibidões.
    Você explicou bem.

    ResponderExcluir
  3. Excelente post. É sempre necessário nos atentarmos a essas questões pra resguardarmos nossa própria saúde. Adorei.

    ResponderExcluir
  4. Menina fiquei boba como esses produtos podem fazer mal ! Claro já tinha uma ideia mais não sabia que era tanto assim. Vou olhar mais os componentes dos meus produtos .

    ResponderExcluir

  5. Eu nunca tive muita atenção às fórmulas dos produtos, shampoos, condicionadores e tal... começei a olhar faz pouco tempo e seu resumo foi de grande ajuda. Mega prático. Obrigada gata!!!

    ResponderExcluir