Dicas de alimentos naturais para ter unhas saudáveis

20/08/2017

*Esse post é um Guest Post

Os alimentos naturais são muito importantes para deixar as unhas bonitas, além disso são responsáveis por promover saúde para o organismo em geral. Unhas bonitas e bem cuidadas são sinônimo de boa auto estima e preocupação com a aparência, mas no dia a dia a exposição a agentes químicos e a falta de alimentação adequada pode fazer com que as unhas fiquem fracas e quebradiças. Nesse artigo você vai conferir quais alimentos naturais ajudam a fortificar as unhas.


A saúde das unhas
O primeiro passo para investir nos alimentos naturais certos para deixar as unhas fortes é entender o que fez com que elas enfraquecessem. As características de problemas nas unhas são:

  • Unhas quebradiças – Na maioria dos casos, as unhas quebradiças significam falta de cálcio no organismo. A dica é investir em alimentos vegetais com folhas escuras, peixes, leite e os seus derivados.
  • Unhas com listras – As listras indicam falta de vitamina B. A vitamina B é encontrada em leite, carnes e em ovos.
  • Unhas com manchas escuras – As manchas podem surgir por diversos motivos, desde alergia a produtos químicos até problemas de saúde mais sérios. Nesse caso a dica é procurar um dermatologista para verificar se está tudo certo.

Quais alimentos e substâncias consumir?
Para fortificar as unhas é essencial consumir alimentos que são ricos em biotina. Essa substância é encontrada em grãos integrais, ovos cozidos e peixes provenientes de água salgada.
Também é importante consumir alimentos naturais que atuam na produção de queratina, como alimentos ricos em Vitaminas C e Vitaminas do Complexo B. Os alimentos mais comuns com essas vitaminas são:

  • Goiaba – Vitamina C
  • Morango -Vitamina C
  • Limão – Vitamina C
  • Laranja – Vitamina C
  • Grãos Integrais – Vitamina B
  • Oleaginosas – Vitamina B
  • Vegetais de folhas escuras – Vitamina B
  • Cloreto de Magnésio – mineral natural

O ferro é fundamental para deixar as unhas fortes e de quebra deixar os cabelos mais brilhantes e sedosos. Esse nutriente é encontrado em ovos, fígado de boi, carnes em geral, almeirão, rúcula e espinafre.

A dica é elaborar um cardápio diário que tenha todos os tipos de vitaminas e nutrientes listados. Esse cardápio precisa ser balanceado e estar adequado ao seu gasto calórico, os alimentos naturais devem ser a base da alimentação para manter o corpo saudável e bem nutrido

Se você já consome esses alimentos diariamente e ainda assim sofre com unhas fracas e quebradiças, a dica é investir em sucos naturais com vegetais de cores escuras. A laranja, por exemplo, combina muito bem com a couve batida no liquidificador. O suco é saboroso, tem função detox, ajuda o corpo a eliminar os líquidos acumulados e ainda fortifica as unhas.

Os alimentos crus têm mais nutrientes que os cozidos, por isso investir em sucos naturais pode potencializar os efeitos das vitaminas e trazer resultados mais rápidos. A folha de couve combina bem com laranja, morango e limão, assim você pode escolher uma dessas frutas para fazer o suco.

Colaboração: Dienise Ferreira. Professora, jornalista de um projeto sem fins lucrativos que visa alertar jovens mulheres sobre os https://www.anticoncepcionalweb.com/

10 comentários:

  1. Adorei as dicas e eu vou tentar comer mais desses alimentos, embora quase todos fazem parte do meu cardápio e não entendo pq minhas unhas são tão fracas =(
    Sábado cortei todas no toco, quebrou duas e estava horrível rsrs

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas dicas. Desde que entrei na faculdade minhas unhas estão mais quebradiças e só agora fui me tocar que pode ser por conta da alimentação. O que é mais estranho é que eu tomo muito leite e derivados, mesmo assim elas quebram demais.

    ResponderExcluir
  3. Eu como muitas frutas principalmente laranja. Ferro é essencial no meu dia a dia como os ovos e carne.Adorei muito essas dicas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Hey
    Muito boa suas dicas !
    Já fazem quase 2 anos que eu fiz reeducação alimentar e realmente isso muda muito !
    Os alimentos são essenciais pro nosso corpo e temos que prestar bastante atenção no que comemos porque nosso corpo é um reflexo disso!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas,minhas unhas são grandes,e quebram cm muita facilidade,vou cuidar mais delas agora.

    ResponderExcluir
  6. Laranja , como muuiiita laranja, as unhas sao ótimas e nao quebram

    ResponderExcluir
  7. Achei suas dicas muito interessantes, acredito que as minhas unhas não quebrem tanto pelo fato de quase sempre consumir o suco de couve com lalanja.Obrigada por compartilhar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Minhas unhas quebram muito, principalmente quando estou em estado de ansiedade, e com toda certeza do mundo por causa da minha alimentação, ela é muito ruim, mas vou passar a melhor ela, obrigada pelas dicas.

    Beijos,
    Letícia do Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
  9. Boas dicas !!! Algumas já coloco em prática. As que não conhecia vou testar.
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  10. Não sabia que o morango e a laranja ajudassem a ter unhas fortes.
    Vou me entupir dos dois hahaha, amei seu post.
    Bjs
    www.jaquelinefernandes.com.br

    ResponderExcluir