Entrar em uma faculdade - Como?

08/03/2016

Quando estamos concluindo o Ensino Médio, logo vem aquele pensamento "e agora, o que devo fazer? Atualmente, o caminho que normalmente seguimos após a conclusão do Ensino Médio é ingressar numa faculdade. Milhares de jovens buscam por uma vaga numa universidade, ainda mais a universidade pública, e você não deseja ficar fora dessa, não é mesmo? Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você consiga conquistar a sua vaga numa universidade requisitada.

Imagem: Unsplash

1) Interesse nos estudos: O primeiro passo para dar o ponta pé inicial é o devido interesse que você tem pelos estudos. Esse é o principal fator que determinará que a vaga será sua, muita gente tem o desejo de ingressar numa universidade e fica esperando uma luz surgir na hora do vestibular, mas vamos combinar, né, nada de fazer isso. 

Não basta apenas querer estudar, deve existe o famoso "interesse", para que o nosso cérebro retenha as informações é necessário que você tenha o ato de estudar como um ato interessante. Podemos dizer que o nosso cérebro tem uma caixinha que armazena todas as informações que achamos legais e úteis e também uma caixinha que joga todo o resto de informações fora, quando tratamos algo como chato e tedioso, adivinha para que caixinha essas informações irão? Pois bem, em pouco tempo você já terá perdido as informações. 

Por isso é muito importante que ao iniciar aos estudos você mande uma mensagem para o seu cérebro dizendo "agora é hora de aprender", nunca pense "nossa, nunca vou conseguir aprender isso", pois automaticamente o seu cérebro capita o sinal e concorda com esse pensamento. 

2) Os melhores métodos de estudo: Muitas vezes achamos que sabemos estudar, quando na verdade apenas estamos decorando. Para se dar bem no vestibular é preciso aprender/entender e não apenas decorar. Lembra quando você estava na escola, fazia uma prova de matemática, por exemplo, ia super bem e meses depois um amigo te perguntava sobre a matéria e você não sabia responder? 

Pois é, você apenas decorou a matéria, e pior, dizendo para o seu cérebro "só preciso saber essa matéria para a prova de amanhã, depois disso posso descartá-la", mas claro que isso não pode ocorrer na hora do vestibular, então fique de olho nas dicas:




  • Ver e rever: Dificilmente o nosso cérebro irá reter informações visualizando as informações somente uma vez, isso pode até acontecer quando as informações são poucos, mas na hora de estudar de verdade é necessário que você veja mais de uma vez, revisão a matéria em dias intercalados, não adianta ficar o dia todo lendo as mesmas informações. O ideal é que você veja o conteúdo hoje e daqui três dias reveja, fazendo isso quantos dias você achar necessário;
  • Descansar: O nosso cérebro e o nosso corpo precisam de descanso, então na hora de estudar, só estude descansado, se você estudar com um cansaço grande, as chances de você não reter nenhuma informações e perder tempo são muito grandes;
  • Praticar exercícios físicos: O cansaço mental pode acabar com qualquer um, se você somente estudar e deixar de lado o resto da sua vida, provavelmente chegará uma época que você se sentirá totalmente estressado e cansado, mas para que isso não aconteça, você pode contar com as atividades físicas que são ótimas para liberar o estresse e fazer com que você relaxe, sem contar que eles também dão uma grande ajuda para o bom funcionamento da nossa memória.
  • A ajuda dos cursinhos pré-vestibulares: Estudar somente com o seu conteúdo de Ensino Médio pode ser uma decisão incerta, por isso o ideal é que você procure por ajuda de cursos preparatórios, conhecidos também como cursinhos pré-vestibulares. O melhor é que hoje em dia você pode contar com a ajuda da internet para isso, pois ela disponibiliza cursos de pré-vestibular online, que facilita a vida de todos. Um dos cursos que está sendo super indicado é o Descomplica (veja essa opinião da Amanda Scite), que mistura o conteúdo de vestibular com diversão, garantindo que você memorize muito mais rápido o conteúdo. 

O importante é que você tenha foco e não desista de conquistar a sua vaga na faculdade tão sonhada! Bom, pessoal, por hoje é só, espero que aproveitem as dicas e ingressem na universidade dos sonhos. Até a próxima :')
Por: Francieli Viana

2 comentários:

  1. OiOi Franciele,tudo bem?
    É o primeiro post que leio seu e adorei as dicas! Já sai do ensino médio há algum tempo e pretendo engressar na faculdade o ano que vem,já que agora tenho certeza do curso que quero.
    Boas dicas.
    Bjx
    vinteanoos.blogspot.com
    facebook.com/vinteanoos
    xx

    ResponderExcluir
  2. Estou cursando o último ano do ensino médio, e, meu deus, é muita pressão kkk'.
    Faço cursos, e agora irei começar a trabalhar. É cansativo estar se dedicando, mas tudo vai valer a pena no futuro.

    Adorei as dicas!!

    Beijos

    Diário Teen

    ResponderExcluir