13.1.15

Top 5: Filmes para amar o cinema brasileiro

Quando se trata de cinema brasileiro, a maioria fica com um pé atrás na hora de assistir. Não importa o quão interessante o enredo do filme seja, sempre vem àquela frase: “Ah, é brasileiro? Então nem vou assistir!”. Muitos acham que filmes brasileiros são profundamente inferiores aos do exterior, ou que não passam de filmes de comédia sem humor limpo e filmes mostrando desgraças e mortes nas favelas. A pior parte é que a maioria dos que defendem isso, não são gringos.

encontrado em http://weheartit.com/
Por esse motivo, hoje eu trouxe para vocês um top 5 de filmes apaixonantes que foram dirigidos, produzidos ou estrelados por brasileiros e que talvez consigam mudar a sua opinião sobre o cinema do Brasil. Vocês não sabem como foi difícil ordenar pelo meu favorito. Mas enfim, bora?

5) O Auto da Compadecida (1999)
Dirigido por Guel Arraes, e baseado na peça de Adriano Suassuna; tenho certeza que sua professora de português já falou desse filme pra você! 
A história acontece no sertão, com dois melhores amigos, João Grilo, um sertanejo malandro e mentiroso, e Chicó, vivendo com a cabeça nas nuvens. Os dois sempre inventavam mentiras para ganhar dinheiro sem muito esforço, até que acabaram entrando em uma confusão maior do que imaginavam. 
É uma mistura curiosa de drama e comédia, mostra um pouco do tal do “jeitinho brasileiro” de ser.


            4) Minha Mãe É Uma Peça (2013)
Dirigido por André Pellenz, protagonizado e escrito por Paulo Gustavo, baseado em sua própria peça. Esse é outro filme que com certeza vocês já devem ter ouvido falar.
Uma comédia contando a história de Dona Hermínia, uma mãe coruja de meia idade que ainda não se deu conta de que seus bebezinhos já cresceram.
É um filme para a família inteira assistir e se identificar com os personagens de uma forma muito divertida! Vocês têm uma Dona Hermínia em casa?

3) Robocop (2014)
Apesar de ter sido produzido nos Estados Unidos, o diretor de Robocop, José Padilha, é brasileiro. O nome dele já “entrega”. Esse filme é mais um remake de um filme de ficção que ficou muito famoso em 1987.
A história se passa no ano de 2028, quando a empresa de maquinas OmniCorp foi proibida de fabricar robôs para serem usados na segurança do país. E assim, decidem criar um robô que tivesse um “coração”, uma mente humana. O escolhido para essa experiência foi Alex Murphy um policial que havia sofrido um grave acidente.
As cenas de ação, as explosões, os efeitos especiais em geral ficaram muito bons. E é um filme que vale muito a pena assistir e comparar com os antigos.

            2) Central do Brasil (1998)
Esse filme foi dirigido pelo Walter Salles e é protagonizado por uma das minhas atrizes preferidas, Fernanda Montenegro. Na época que foi lançado, era um daqueles filmes que não saiam da Sessão da Tarde! Hahaha. 
Dora era uma mulher que trabalhava na estação Central do Brasil, escrevendo cartas para analfabetos. Um dia, uma “cliente” que havia acabado de terminar uma carta, foi atropelada deixando seu filho e Dora decide ajudá-lo, tentando encontrar o pai do menino, perdido em algum lugar do Brasil. 
O filme ganhou várias indicações e prêmios, incluindo o Oscar de melhor filme estrangeiro, e o de melhor atriz para a Fernanda Montenegro.

1) Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)
Dirigido por Daniel Ribeiro, esse filme tinha que ser o primeiro da minha lista! Não só porque foi lançado no dia do meu aniversário. Não, eu não precisava dizer isso, mas. 
É um romance, um drama adolescente de Leo, um deficiente visual que procura ser independente e fazer tudo o que as pessoas da idade dele fazem, sem a excessiva proteção de seus pais. Gabriel era um aluno novo de sua sala de aula, e Leonardo nem imaginava o quão importante ele seria para descobrir mais sobre si mesmo.
O filme quebra barreiras do preconceito, tanto com deficientes físicos, como com jovens homossexuais. E é muito bom saber que esses assuntos que antigamente eram um tabu, hoje em dia estão cada vez mais aceitos na sociedade. É impossível não se apaixonar pela história, pelos personagens, por tudo.

Enfim, essa foi a minha listinha. Vocês já assistiram algum desses filmes? E o que acharam? Me contem o que vocês acham de filmes brasileiros! É isso, espero que tenham gostado, até mais!

13 comentários:

  1. Ja assisti os dois primeiro, Minha mãe é uma peça é muito engraçado kkk e o Auto da compadecida de todos os filmes brasileiros é o meu favorito :3
    Blog♥
    FanPage♥
    Canal ♥

    ResponderExcluir
  2. Só assisti o primeiro, mas eu gosto também de Pernas pro Ar, Meu passado me condena, Confissões de Adolescentes entre outros

    http://simplesmenteassimj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa os filmes foram muitos legais, assistir o 5º e o 4º os outros ainda não, mas esse ultimo (no caso o 1º) me despertou curiosidade, vou ver sim com certeza.
    Beijooooos!
    Blog Gaiolas de inverno, visite e siga o blog clicando aqui!

    ResponderExcluir
  4. Pipoca, pipoca, pipoca. Agora eu estou com vontade de comer pipoca. Por que você faz isso? u.u
    Enfim, hahaha, confesso que eu mesma não assisto muitos filmes nacionais, porque o enredo não me interessa, porque se eu gosto do enredo, não importa de onde o filme seja, pode ser da Índia, se eu conseguir achar o filme para assistir, eu vou assistir.
    O Auto da Compadecida é um dos meus ódios nacionais. Eu detesto esse filme, acho que o detesto porque quando era menor ele passava uma 20 mil vezes na TV, tanto que me cansou.
    Dois filmes nacionais que eu gosto e que não estão na sua lista são: Confissões de Adolescente (eu prefiro o seriado, mas gostei bastante do filme) e As Melhores Coisas Do Mundo, não me lembro bem desse filme, o assisti na escola e nem sei se o entendi direito, mas pretendo assistir de novo.
    Adorei o post.
    Beijos,
    cabanadosanjos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adoro Minha mãe é uma peça e Hoje eu quero voltar sozinho, meus favoritos, mas O Auto da Compadecida é um clássico né!

    ResponderExcluir
  6. Tem muito filme nacional bom e bem melhor do que os internacionais,o problema é que a maioria dos brasileiros estão acostumados a rejeitar tudo o que eles produzem,tem pessoas que nem curtem músicas nacionais. ..mas enfim eu queria muito assistir o filme hoje não quero voltar sozinho,mas ainda não tive como e muitos outros que nem me lembro o nome,mas a sua lista foi bem escolhida.
    bjx
    http://vinteanoos.blogspot.com.br
    xx

    ResponderExcluir
  7. Assisto o auto da compadecida desde pequena com minha tia ahah víamos quase todo mês e nunca perdia a graça! Depois que eu cresci, a minha interpretação mudou, é de fato um filme muito interessante
    Também não alimento preconceitos com nosso cinema, na verdade meu coração mora aqui no Brasil também e eu acho a nossa cultura apaixonante<3
    Xx
    http://contou-r.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu trocaria Robocop por 2 coelhos que é sensacional!
    Não acho que Robocop pode ser considerado um filme "brasileiro" só pq o diretor é daqui, rs. se fosse assim Elysium também seria brasileiro por causa do Wagner Moura e Alice Braga no elenco.
    Mas no geral teu top 5 tá ótimo.

    Beijo
    |Blog ° WL Store|

    ResponderExcluir
  9. Pra ser sincera, eu também não gosto muito de filmes brasileiros, quando eu vejo que é brasileiro mudo de canal rsrs mas recentemente eu assisti "Minha mãe é uma peça" e ri demaisss, é muito engraçado...outro brasileiro que assisti e adorei foi "Até que a sorte nos separe", é demais haha poderia ter citado u.u

    Enfim, beijos!
    Come on Au Pair - Intercâmbio nos EUA

    ResponderExcluir
  10. O auto da compadecida é lindo, adoro, um dos melhore filmes brasileiros que já vi! Amo muito Lisbela e o Prisioneiro também (apesar de não estar aí haha) <3 Sua lista é ótima, já assisti todos :)

    Beijos!
    Blog Coisas de Vih | Fanpage

    ResponderExcluir
  11. Na minha opinião, o cinema brasileiro tem muito talento para fazer filme de comédia, ultimamente tem lançado muitos filmes assim e alguns são muitos bons.
    Eu não sabia que o robocop era de um diretor brasileiro! Adorei o post :)
    Beijos,
    http://garotas-ao-mar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Pra mim, Minha Mãe é uma Peça é o melhor ever, mas também nunca assisti aos outros, com exceção ao Auto da Compadecida. Outro que também tá entre meus favoritos, é o Era Uma Vez.

    http://posrealidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Realmente, brasileiro tem esse complexo de que tudo que é produzido aqui dentro não presta... De qualquer forma, seu post tá incrível! Com exceção de Robocop (só porque nunca vi, não que não seja bom), tua lista tá ótima, ainda mais por incluir meu xodózinho, Central do Brasil <3 beijos!

    ResponderExcluir