A influência das cores no blog

18/10/2014

Você sabia que as cores causam diferentes sensações? Existem diversas teorias sobre esse assunto, eu tomei por base a Teoria das Cores e o Disco de Newton, para escrever esse post. O 1º aspecto a ser levado em consideração, com certeza, é a harmonização das cores utilizadas em seu blog, que devem estar em plena sintonia com o conteúdo e a mensagem principal que você deseja transmitir.

encontrado em http://weheartit.com/

Cores quentes, como o vermelho e laranja, estão associadas à sensação de agitação e euforia. Portanto, acabam causando um desconforto visual, quando usadas em destaque. Eu já vi blogs com fundo vermelho e a sensação é bastante desagradável e cansativa. Geralmente não se permanece por muito tempo num local com excesso de estímulos sensoriais. Se, além disso, ainda houver muitas informações e imagens, a poluição visual está completa e seu layout estará prejudicado.

Por outro lado, as cores chamadas frias, como o azul, lilás, violeta e suas nuances, estão associadas a ambientes calmos, que transmitem sossego e tranquilidade. Geralmente as meninas optam por cores relacionadas ao Rosa - Magenta. Entretanto não devem esquecer de usar com muito cuidado, evitando os excessos. O ideal é usar apenas para dar destaque e não como ponto principal do layout.


Vejamos agora o significado das cores utilizadas na Internet:

Branco: Transmite a sensação de paz, organização e agilidade. Dentre todas as cores é a que possui maior leveza.

Preto: É estimulante para as demais cores, e se harmoniza muito bem com elas. É normal vermos conotações negativas para a cor, porém, sua conformidade e anatomia indiferenciadas fazem dela um padrão para diversas situações. A cor preta gera um ótimo contraste se usadas com cores brilhantes. Para uma boa reprodução de imagens, é bom utilizar um preto sólido, estabelecendo o limite da variação tonal.

Vermelho: Como já dito anteriormente, simboliza euforia e agitação. Também está correlacionada ao amor, paixão, força, energia. Por outro lado, tem seus pontos negativos, pois pode significar também guerra e raiva.

Amarelo: É considerada uma cor incandescente, e imediatamente associada ao sol nos remete a associações como: verão, vida, serenidade, colheita, ouro e inovação. O amarelo é uma cor que desperta, que expressa leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, jovialidade e alegria. Seu uso é indicado para a indicação de janelas ativas, ou para indicar páginas em construção.

Verde: Cor universal da natureza, atualmente está muito associada a temas ecológicos. É a cor da sustentabilidade e da ecologia. Os ambientes que utilizam um tom de verde-claro são capazes de promover o estado de paz, mas se utilizado em excesso pode passar uma aparência doentia, fato este comprovado cientificamente.

Azul: É a cor do bem estar e do raciocínio lógico. É capaz de transmitir a sensação de espiritualidade, paz, estabilidade, espaço, mas também pode transmitir a sensação de frio, melancolia, depressão, mistério, obscenidade e conservadorismo. Os cientistas acreditam que ela tem um grande potencial de relaxamento e tranquilidade para as pessoas. É uma ótima cor para ser usada como cor de fundo, pois tem grande qualidade de expansão e profundidade infinitas.

Laranja: É uma cor quente, sendo a mistura exata entre o amarelo e o vermelho. É uma cor ativa que significa movimento e espontaneidade. É a cor do sucesso, da agilidade mental, e da prosperidade. Simboliza encorajamento, estimulo, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade. É também a cor da comunicação, do calor efetivo, do equilíbrio, da segurança, da confiança.

Pronto, agora com essas informações à sua disposição você pode conferir se o esquema de cores do seu blog está em equilíbrio com o layout.

6 comentários:

  1. Ai que legal, nunca tinha pensado nisso!

    Bjs!

    bloggarotaunica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gosteii do post!! Muito interessante : )

    ResponderExcluir
  3. Cores são super importantes, já estamos cansados de ouvir que elas tem que estar em harmonia, mas vc falou algo que a maioria não se lembra, as cores devem transmitir a ideia do blog, é muito estranho entrar em um blog com o layout totalmente teen e textos sobre paz, karma e tal :p
    fashionemcores.com

    ResponderExcluir
  4. Eu não sabia dessa tabela de cores e o que significava cada uma, eu adorei saber um pouco mais sobre esse assunto *-*

    Beijooos! <3
    www.keithpappen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto de visitar blogs bonitos, que combinem as cores, mmesmo que nao sejam as minhas cores favoritas, mas eu gosto. Uma boa identidade visual, conta muito no sucesso de um blog.

    Beeijos, ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN
    INSTAGRAM: @luannaandrade_

    ResponderExcluir
  6. adorei. eu sempre gosto de cores neutras, mais calmas :)
    Beijos <3
    www.batomesaltoalto.com

    ResponderExcluir