Título = O Príncipe Encantado!

31/08/2014

O título do seu texto é tão importante quanto o conteúdo, pois ao escolhê-lo, esse fator irá determinar se as pessoas vão se interessar em ler ou não seu post. Anteriormente, na postagem cujo título foi Conteúdo e Visual, eu já escrevi que a postagem é a “Majestade” do seu blog e hoje eu afirmo que o título é o “príncipe encantado”. É ele que vai conduzir o leitor a visitar seu blog, exatamente pelo encanto que irá despertar.

encontrado em http://weheartit.com/

Muitos blogueiros desconhecem o poder que o título do Post pode causar sobre a quantidade de visitantes que seu blog poderá receber dos motores de busca.

“Numa explicação rápida. Os mecanismos de busca, em seus algoritmos que vasculham a internet catalogando links e seus conteúdos, procuram basicamente por palavras-chave e as suas relações umas com as outras e com o restante do site. O que os robôs buscam é por palavras e frases que têm sentido e importância para um determinado assunto e os cataloga. Quanto mais palavras e frases relacionadas umas com as outras os robôs encontrarem sobre um determinado assunto, mas relevante é considerado aquele conteúdo.” http://www.ferramentasblog.com/2009/07/otimizar-titulo-artigos-blogger-blog.html

Essa é a realidade da blogosfera! O ideal é você escrever a postagem primeiro e depois retirar dela uma palavra-chave para o título, pois tanto a postagem quanto o título devem estar em conexão, ou seja, o título deve estar de acordo com o conteúdo do seu texto. Geralmente, você pode (e deve) usar a palavra-chave no 1º parágrafo e depois repeti-la mais umas 3 vezes no decorrer do post, para aumentar as chances de aparecer nos motores de buscas.


Outro diferencial a ser levado em consideração, é a quantidade de palavras. Um bom post contém em torno de 300 palavras (para verificar esse item, você pode escrever no Word, usar o contador de palavras e depois disso publicar o texto no seu blog). NOTA: Para você ter uma ideia, esse post tem 370 palavras.


Então, dê atenção especial ao título do seu post, pois é ele que irá atrair possíveis leitores. Imagine o título como um anúncio dos seus artigos, tente usar palavras que agucem a curiosidade e assim solte a imaginação e libere sua criatividade.

7 comentários:

  1. Eu faço isso mesmo, escrevo a postagem e depois escolho um título, acho muito importante pois irá atrair os leitores...!
    Beijos, Ariane
    www.diariodostreze.blogspot.com Visita?

    ResponderExcluir
  2. adorei a dica flor, espero aplicar ..amo seu blog :)

    www.bymanuelarodrigues.com

    ResponderExcluir
  3. Muitos blogueiros deixam a importância do titulo passar despercebido mesmo, é algo tão importante, sabe da pra deduzir, afinal, a gente entra muito nas coisas pelo titulo haha
    fashionemcores.com

    ResponderExcluir
  4. Suas dicas são sempre muito úteis!! Muito bom sempre lembrar disso, eu mesma misturo um pouco, alguns posts diferentes coloco o titulo "certo" e nos mais pessoais não me preocupo tanto com isso. Mas com o tempo a gente acostuma e pega o jeito.

    ResponderExcluir
  5. Otimas dicas !
    Sempre coloco um titulo do post, que chame atenção :)

    Beeijos, ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN
    INSTAGRAM: @luannaandrade_

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito deste tipo de post daqui do blog por causa disto: sempre aprendo mais. Nunca que ia imaginar, esta coisa das 300 palavras. Adorei o post!

    http://posrealidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir