12.7.14

Netiqueta

Nas minhas eternas andanças pela Internet, já vi e li de tudo: coisas boas e ruins, interessantes, divertidas, tristes, e por aí afora. Mas uma coisa que me persegue sempre, é o assunto que gira em torno das relações humanas (afinal, sou psicóloga). Por isso, resolvi criar este post justamente para abordar esse tema. Alguém já ouviu falar no termo Netiqueta? Sabe do que se trata?


Netiqueta (do inglês "network" e "etiquette") é uma etiqueta que se recomenda observar na Internet. A palavra pode ser considerada como uma gíria, decorrente da fusão de duas palavras: o termo inglês net (que significa "rede") e o termo "etiqueta" (conjunto de normas de conduta sociais). Trata-se de um conjunto de recomendações para evitar mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mails, chats, lista de discussão, blogs... enfim, nas redes sociais. Serve também para regrar condutas em situações específicas. - Wikipédia


Portanto, quem usa a Internet para se comunicar, expressar seus pensamentos, emoções, ideias, compartilhar opiniões, ou seja, se relacionar virtualmente, deve aprender como fazer o bom uso dessa ferramenta. Todavia, nem sempre ocorre uma boa comunicação, seja no mundo virtual ou real.

Muitas vezes, falta assertividade. Você já conhece esse termo? Significa saber falar e ouvir, negociar seu ponto de vista, com clareza e objetividade. Ter respeito pela opinião alheia, escutar críticas, sem partir para o ataque pessoal. É a capacidade de ser seguro, sem ser grosseiro ou áspero e inconveniente.
 

Enfim, assertividade não significa que uma pessoa está certa ou errada, mas indica que a pessoa manifesta e defende seu ponto de vista com vigor, porém aceita e respeita o ouvinte. Para ser assertivo é preciso saber o que se quer, conhecer seus direitos e deveres, admitir suas limitações, reconhecer seus potenciais, saber expressar-se com transparência, lógica e com boa argumentação.

Entretanto, é salutar ser flexível e saber ouvir o que o outro tem a dizer (com a devida atenção, consideração e respeitando seu ritmo) e sobretudo ser empático, permitindo assim colocar-se no lugar do outro e procurar entender o mundo através de seus olhos.
 

Quanto mais assertiva for uma pessoa, melhor irá lidar com os conflitos, terá menos stress, e portanto será mais confiante e aumentará sua credibilidade. Contribuindo dessa maneira para que outras pessoas também se sintam melhor e à vontade pra expressar seus pensamentos e ideias. Quer avaliar sua assertividade? Faça o teste aqui.


5 comentários:

  1. Eu faço faculdade de Processos Gerencias e já conhecia esse termo, o uso muito. Beijos!

    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post. Nunca tinha ouvido falar no termo e amei ler sobre o mesmo. Vou já testar minha assertividade.

    http://posrealidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse termo é novidade pra mim - mas quanto ao significado dele eu já conhecia algo.

    Muito interessante o post, adorei! Vou fazer o teste já já.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Interessantíssimo

    Beijokas
    .http://tudooqueelasgostam.blogspot.com/

    ResponderExcluir