4.6.14

Dicas de postagens: Navegabilidade e Interatividade

Dando continuidade à postagem anterior, que abordou os assuntos conteúdo e visual de um blog (aqui), o post de hoje trará mais dois itens fundamentais para você ser bem-sucedido em seu blog.

encontrado em http://weheartit.com/

A navegabilidade é um dos fatores determinantes para o êxito de um blog, afinal, ninguém gosta de acessar uma página com informações confusas e complicadas demais, parecendo um labirinto. Esse tipo de desordem causa desconforto no leitor, e com certeza não é essa impressão que você quer passar para quem visita seu blog. Quando um leitor ou visitante chega até seu blog, ele precisa encontrar facilidade para navegar e acessar as informações que deseja. Portanto, um layout complexo ou poluído dificulta a navegação e poderá afastar futuras visitas.

Por isso, é fundamental prestar atenção a esse item na hora de escolher a forma de apresentação visual do seu blog, pois se você cometer excessos (seja com muitas imagens, vídeos, propagandas, etc.), esse conjunto de fatores poderá acarretar problemas de acesso. Sendo assim, é ideal que o blog possua um menu de navegação fácil, prático, simples e objetivo, onde o leitor possa ser conduzido para onde deseja.

Sobre a interação, ela é o resultado do tipo de postagem que você publica, da sua participação em outros blogs, das suas visitas e principalmente dos comentários que faz. É muito desagradável deixar comentários sem ter lido o texto e simplesmente escrever “parabéns pelo post” ou coisas do gênero. Isso demonstra falta de interesse, de educação e de respeito, e a consequência é a falta de interação, afinal, nenhum blogueiro gosta de visitar e não receber a devida retribuição, ou seja, uma visita e um comentário.

Quem não gosta de se sentir valorizado? Com a escassez de tempo nos dias de hoje, receber uma visita e comentário é algo para ser valorizado e retribuído. Então nunca deixe de corresponder o interesse que os leitores têm pelo seu blog, organize-se, deixe a preguiça de lado e faça sua parte: INTERAJA!

Lembre-se sempre que o visitante espera encontrar clareza e agilidade nas informações do seu blog, mas também deseja aconchego, educação e reciprocidade. Portanto, facilite a navegação e interação entre o leitor (visitante) e o seu blog, garantindo assim o sucesso que você e seu blog merecem.

10 comentários:

  1. Super dicas! Muito válido o post, obrigada flor!

    Bjaum flor! Tem sorteio novo no Bombom, passa lá ;)

    Aline Laitarte - www.bomboneca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei os conselhos/dicas,sempre é bom ouvir/ler outras opiniões.

    Beijos! quasetudocinderela.com

    ResponderExcluir
  3. Muito boa as dicas! Acho a melhor dica, é interagir com os leitores do blog.
    Beijocas
    www.dosedeilusao.com/

    ResponderExcluir
  4. É chato quando a pessoa chega e comenta: "Adorei o post, seguindo, segue de volta?". Dá impressão que ela nem deu o trabalho de ler o post e fazer um comentário decente. Concordo com tudo, amei as dicas!
    Beijos, tem post novo no blog :)
    http://ao-estilo-de-mary.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas. É bem chato mesmo vc entrar em um blog com várias informações pesadas, além de cansar a vista vc fica perdido da silva '-'
    fashionemcores.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, realmente é importante se ligar no visual do blog, checar se não está muito carregado. Confesso que preciso organizar o meu!
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Dicas maravilhosas, muito boas, parabens!
    Beijos, Lili ;3
    Clique e vá ao Princesa Teen

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do texto, as ideias ficaram bem claras! Vou me lembrar disso, apesar de já pensar que faço um pouco, sempre dá pra melhorar =)

    ResponderExcluir
  9. Adoro a suas dicas para blogueiras flor, sempre me ajudam muito ! *-*

    http://viihlovely.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post, super importante!
    Beijos
    www.byhoradoblush.com.br
    Instagram:@belamatuliones

    ResponderExcluir