Existe idade certa para blogar?

23/01/2013

Alguns leitores aqui do blog me perguntam se existe idade certa para blogar, ou seja, se uma pessoa de 10 anos (ou menos) pode ter um blog. Pensando nisso, resolvi tratar esse assunto no post de hoje, confira!:

Bom, eu sou meio suspeita para falar desse assunto, pois como alguns de vocês devem saber, eu comecei o blog com 10 anos. Para mim foi relativamente cedo, porque eu não escrevia corretamente, e também tinha alguns assuntos que eu não entendia. A parte boa disso, é que com o blog eu amadureci bastante, e melhorei muito a minha escrita.

Eu acho que se a pessoa é madura o suficiente, e sente que pode e vai conseguir administrar um blog, não tem idade certa para isso. Acontece que isso reflete bastante no que a pessoa vai escrever, então tenha em mente que você vai atrair o público da sua idade.

Se você tem menos de 15 anos, vai ter que ralar muito pra conseguir seu espaço na web, porque muita gente julga o blog pela idade do blogueiro, nem se importam se a pessoa tem 10 anos e escreve bem. Mas  por outro lado, nem todo mundo é assim, vão ter pessoas que vão te aceitar, independente da sua idade.

Bom, eu fui bem sincera nesse post, porque no primeiro ano do blog eu sofria bastante com isso, as pessoas não se importavam com o que eu escrevia, só com a minha idade. E você, acha que existe idade certa para blogar?

31 comentários:

  1. Eu não acho que exite idade certa para blogar, como você disse dependende da maturidade da pessoa. Eu comecei a blogar com onze anos e hoje te quatorze e assim como você o blog me ajudou a amadurecer e a me descobrir.
    Adorei o post (:

    ResponderExcluir
  2. Acho q depende muito da pessoa. Por que tem meninas de 10 anos q tem capacidade pra blogar do mesmo jeito q meninas de 14 não tem... Mas, todo mundo pode conseguir =D
    fashion em cores (com)

    ResponderExcluir
  3. Falou tudo, eu comecei meu primeiro blog com 10 anos também, por isso amadureci bastante na blogosfera. Hoje tenho 13 e já sou familiarizada com tudo isso.
    Amei o post, de verdade!
    Fiz um blog novo no lugar do Little Things, gostaria de visitar? É o Miss Muffin.
    Beijos,
    Gabbi

    missmuffi-n.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Acho que é como você disse, vai de pessoa a pessoa, tem gente que nem com 20 anos tem maturidade para cuidar diariamente de um blog, mas tem outras, que com 11 ou 12, já escreve muito bem e tem esta responsabilidade.

    pauladisse.tk
    @pauladisse

    ResponderExcluir
  5. Acho que não tem uma idade certa, se a pessoa já se acha madura o suficiente ela pode criar um blog, mas também tem que ter um enorme cuidado com a escrita.
    http://perfeitateen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. bom, isso é um assunto bem delicado. se a pessoa quer ter um blog mais profissional, nem adiante começar ainda criança pois ai é muita responsabilidade. E ai eu falo por experiencia própria, sempre tive um blog desde pequena, mas só agora estou estudando para fazer dele algo mais profissional. Antes era só um hobby.bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu acho também que depende de pessoas para pessoa.
    Porque ter um blog tem seus pontos positivos.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Ah eu acho que vai da maturidade de cada pessoa.. sei lá.. acho que depois dos 10 ou 11 anos eu acho uma idade bem boa! Porque o blog é publico e precisa ter consciência de tudo que é escrito ou mostrado!
    Beijinhos..

    www.rolamuito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Como você disse e as meninas ai de cima vai da pessoa e da maturidade dela, vejo muitas meninas de 12, 13 anos administrando melhor um blog do que uma mulher de 22 (:

    http://gobelezando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Comecei com 11 anos e não tinha nenhuma experiência e nem sabia escrever diversos assuntos, confesso que copiava um monte de vários blogs, mas como você disse as pessoas vão amadurecendo, então eu acho que não tem idade certa mesmo porque com o tempo elas vão aprendendo!

    Beijos.
    poderosascomsalto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Foi o tempo que idade era equivalente a maturidade da pessoa, então acho que só depende disso, da maturidade e força de vontade pra manter um blog.

    Beijos, adorei o post.
    www.comoumrefugio.com

    ResponderExcluir
  12. Concordo que não existe idade certa. Assim como você, tenho apenas treze anos, mas sito que sou madura o bastante para administrar um blog.
    Beijos
    clandestina-a-bordo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. acho q nao, comecei no blog com 17 anos porque achei q era a hora certa não porque eu pretendia ganhar algum "respeito" por isso. Acho que a idade certa é aquela em que você se sentir preparada pra isso, tem muitas menina de 10 anos que postam muito melhor do que eu e a maioria dos tutorias de html que eu uso vem dessas meninas.

    sonhos de setembro=acesse pelo perfil

    ResponderExcluir
  14. eu comecei a blogar com uns 15 anos ahaha mas agora vejam, a minha mãe tem blog :3 sim, e escreve muito bem ok?
    portanto, acho que não tem idade pra isso <3
    http://phora-do-ar.blogspot.com.br/2013/01/maratona-de-diys-quem-vai-querer-d.html
    você não vai perder DIY's fáceis de fazer e super lindjos né? *U* entones coorre lá !
    Beijos e fique com Deus (:

    ResponderExcluir
  15. Acho que não existe idade certa, basta ter maturidade e saber os assuntos abordados e o público alvo c: Última nostalgia

    ResponderExcluir
  16. Pra mim não tem idade certa , eu também comecei com 10 e já tenho vou fazer 13 . Confesso que eu não tinha o conhecimento que tenho hoje , que ja cresceu muito , então é mais fácil se dar uma pesquisada em outros blogs e etc .

    pleasejulia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Heeey, eu realmente ameei o post, comecei a blogar com 8 anos, e vou fazer 15, e noossa, como a blogosfera cresceu! Esse post foi muuito legal ^^
    Bjzuus, Gabii..
    http://perpink.com

    ResponderExcluir
  18. Oii,
    Hmm,acho que a idade certa é 10 anos sei lá,porque pra blogar tem que ir em outros blogs,e tem alguns que tem conteúdos impróprios sabe...Então,é isso,achei bem iteressante o post:))

    Beijos;*

    aneldelacinho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. não acho que tenha idade, mas acho que quem começa muito cedo acaba perdendo a infância, querendo se dedicar a algo que exige tempo como um blog rs, mas comecei com 10 anos rs (:

    beijos,
    http://realidade-imperfeita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Tem meninas que fazer o blog só por que vê outras ganhando dinheiro, mas além da idade ser baixa, ela tem que pesquisar muitos assuntos para poder falar, já que muitos dos assuntos tem haver com jovens um pouco mais velhas, isso acaba complicando um pouco, então acho que se for pra começar o blog com uma idade tão baixa, que comece sem compromisso.
    Beijos

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá linda seu blog está na lista de divulgação dessa semana, não deixe de conhecer também os outros blogs participantes.
    http://adoraveisvicios.blogspot.com.br/2013/01/2-lista-de-divulgacao-de-blogs.html
    Beijinhos tenha uma quinta feira!

    ResponderExcluir
  22. claro que não existe idade para blogar!
    conheci cada blogueira linda, e super jovem esses dias *-*
    Aos Dezesseis Anos - Blog | Twitter | PageFB

    ResponderExcluir
  23. Oi tudo bem? Espero que sim,estava procurando alguns blogs e amei o seu! Suas postagenes são maravilhosas,você escreve muito bem e tem um talento para ser blogueira! Eu adorei todo o seu layout,é muito organizado e suas postagens são bem explicadas! Se continuar assim vai muito longe! Você é talentosa e eu adorei tudo aqui,pessoas como você merecem ser reconhecidas! Adorei muito.
    Não sei se você se lembra de mim,mas eu sempre vinha por aqui. Fiz outro blog,o Amiga que fashion! Eu já te seguia,caso queira retribuir eu iria adorar! Muito obrigada e parabéns!
    Beijos,
    Amigaquefashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Adoroooooo blogar, não existe idade certa mais sim capacidade certa!

    Xoxo,
    www.Bikoti.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Acho que não existe idade certa para blogar. Tu é nova, mas teu blog tem ótima qualidade e posts incríveis. Também comecei a blogar muito cedo, mas só hoje estou entendendo esse mundo da blogosfera e fazendo posts legais, antes havia muitos erros de português e com o tempo fui aperfeiçoando. Isso acontece com todo mundo, quando começamos erramos muito, é somente com o tempo que vamos aperfeiçoando nossa escrita e nossos posts. Beijão <3

    @keithpappen
    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Pra mim idade não tem nada a ver com a blogosfera, isso vai depender muito da mentalidade e capacidade da pessoa que estiver escrevendo .. eu comecei no começo dos meus 15 anos e não tinha noção alguma de como era !

    Hoje, o blog me ensinou muito.. desde modo de agir como pensar também!

    Enfim, amei demais o post .. é realmente um assunto muito bom !

    onovocaraigual.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Esse è assunto bem polemico pois ele fica bem divido entre os que acham que podem ser com qualquer idade, e os outros que acham que tem que ter tal idade pra começar, eu comecei com 10 anos a bloggar e quando comecei isso era bem comum,comecei no blog de uma amiga quando fiz 12 anos tive meu propio blog e ate hoje estou com ele já tenho 15 anos e to muito feliz, o blog me ajudou a conhecer as pessoas,como lidar com elas e como lidar comigo mesma, começar um blog se trata de MATURIDADE E RESPONSABILIDADE

    http://simplesmenteassimj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oie,
    Eu comecei a blogar relativamente cedo, também por volta dos 10 anos. Aprendi muito durante esse tempo, mas sempre fui bem aceita na blogosfera e tive um feed back legal de quem visitava. As coisas mudaram muito, mas ainda sim não acho que seja uma questão de idade, mas de cabeça, de maturidade.
    Beeijoo!!!

    MeusAntidotos(blogspot)

    ResponderExcluir
  29. Gostei da dica :D Não vejo problemas em pessoas novas começarem com blog. É bom que ganham experiência...
    Beijos,

    Luísa • Lui Pimenta

    Facebook - Twitter

    ResponderExcluir
  30. Acho 10,9 muito cedo, eu comecei com 12 (ainda tenho 12) e achei um pouquinho cedo haha, mais nem acho mais.
    http://fashionistaapaixonada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Eu acho que é bem como você falou: Se você já se sente preparada para ter um blog, vá em frente! Não acho que existe essa história de cedo demais. Vejo muitas blogueiras novinhas por ai que já tem blogs bem conhecidos na blogosfera. Adorei esse post e AMEI o blog! Beijos!

    www.padumaciel.com

    ResponderExcluir