Filme: Meia-Noite em Paris

10/11/2012


Há algum tempo eu assisti pela primeira vez uma obra do talentosíssimo Woody Allen e apaixonada por Vicky Cristina Barcelona, decidi mergulhar em outras obras dele. Desta vez eu viajei para outro país da Europa, Paris. Em Meia-Noite em Paris, Woody Allen trouxe de volta a tão encantadora Paris dos anos 20.

Paris já é incrível por si só, mas Paris aos olhos das câmeras de Woody Allen se tornam mais incríveis ainda. O diretor apresenta Paris com uma química natural, descontraída e fantástica. Além de trazer à tona a Paris do anos 20 para homenagear os seus artistas preferidos, "ressuscitando-os" em possíveis encontros entre si.


O alterego do diretor desta vez chama-se Gil (Owen Wilson), um roteirista norte-americano bem-sucedido, mas frustrado. Ele quer ser escritor e também, depois de conhecer a capital francesa, morar por lá. A noiva Inez (Rachel McAdams), no entanto, discorda. Ela odeia a simples ideia de deixar os Estados Unidos. Mas Paris exerce um tamanho fascínio sobre Gil (especialmente se estiver chuvosa) que faz com que ele embarque em uma viagem até os anos 20, onde encontra a si mesmo e, especialmente, os mais consagrados artistas do último século, das mais diversas áreas.

O cenário do filme é muito bem trabalho, mas convenhamos que Paris não precisa de muitos efeitos especiais para levar a sua imaginação de volta à outra época. Os escritores F. Scott Fitzgerald e Ernest Hemingway, o músico Cole Porter, o pintor Pablo Picasso e o cineasta Luis Buñuel, dentre outros que esbarram com o personagem, foram trabalhados e descritos com uma perfeição e detalhismo impressionantes. Detalhe para o casal Fitzgerald, o qual os atores Tom Hiddleston e Alisso Pill que se parecem ligeiramente com o casal verdadeiro. Além de atuarem muito bem.

A fotografia dos 94min do filme é totalmente inspirador, principalmente os quatro primeiros minutos do filme que nos apresentam todos os cantos de Paris. A Paris atual de dia, de noite e embaixo da chuva. Contudo todas estas cenas inspiradoras do filme tem um motivo: instigar a nova imaginação para, em breve, viajar à Paris dos anos 20.


A viagem no tempo não para nos anos 20, ao conhecer Adriana interpretada por Marion Cotillard, Gil se apaixona pela garota e viaja junto com ela para a Idade do Ouro da moça, a Belle Époque. De todos os personagens do filme, Adriana, é a minha preferida. A moça "pela qual os escritores são sempre cheio de palavras", rouba a cena em cada aparição. Bela, extremamente sensual e fascinante, Marion enriquece a obra de Allen com a sua perfeita atuação.


Entre amores impossíveis e viagens ao tempo, Allen exibiu Paris de maneira incrivelmente especial. Uma cidade que serve de inspiração artística, seja para pintores, escritores ou cineastas. Depois de assistir "Meia-Noite em Paris" a minha vontade de conhecer a cidade da luz aumento, principalmente para conhecê-la debaixo da chuva.

Vocês já assistiram Meia-Noite em Paris? Gostaram da indicação? Me contem!


13 comentários:

  1. eu quero assistir, parece ser ótimo '

    s2hay.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já assisti! O filme superou todas as minhas expectativas e eu achei a estória bem interessante! Amei o post, beijão.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a indicação. Nunca vi esse filme, mas agora quero muito ver. Gosto quando blogs indicam filmes bons e esse filme parece ser ótimo. Beijãão linda.

    www.detalhesamor.blogspot.com / @keithpappen

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse filme. Mas gostei da sinopse, nessas férias vou procurar pra assistir! :)

    http://www.deliriosdegarota.com/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia, rs
    Achei legal!
    Perfeita Teen
    http://perfeitateen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que resenha ótima amore. Realmente, me deu muuita vontade de assistir esse filme. Já tinha ouvido falar sobre o filme, mas não sabia que a história era tããão incrível assim: pensei que fosse apenas mais uma história de amor...
    Parabééns pela ótima resenha!

    Beeijo
    www.blogmymemories.com

    ResponderExcluir
  7. Acho que já assisti esse filme, amei porque é em Paris *-*
    Última nostalgia

    ResponderExcluir
  8. Parece ser um filme encantador *-*

    ResponderExcluir
  9. Ooii!! Temos um selinho para seu blog!

    http://iisglamour.blogspot.com.br/2012/11/recebemos-um-selinho.html

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bem?
    Tem selinho pra você lá no blog.
    http://exclusividadeebeleza.blogspot.com.br/2012/11/bom-dia-meninas-espero-que-tenham.html
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha assistido esse filme, porém, para quem é apaixonado por romantismo com certeza vai adorar. #ÓtimaIndicação.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a sua postagem e concordo que Paris não precisa de cenario nenhum, rsrrs... Confesso que ñ gosto de muito romantismo, mais quando a trama e bem formulada, até me esqueço disso! www.vitrola3000.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post. Me deixou com muita vontade de assistir ao filme.
    Acho que farei isso agora, para aproveitar bem meu sábado. rsrsrs
    Beijos.
    http://oquenosamamos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir